quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Por que eu vazei desta operação?

Eis que no dia 04 de agosto de 2014, ao abrir o homebroker pela manhã,  tive uma bela surpresa. Acredito que todo mundo que investe em HRTP3 teve.



Uau ficamos ricos!!! $$$$$
Quem é que não ficou feliz ao conferir o saldo na corretora e ver que o papel foi de R$1,25 pra R$14,00 Dilmas?
Meu Deus do céu, era muita grana, eu tinha 200 ações dessa bagaça, eram um salto de R$248,00 para R$2.800,00
Impressionantes lucros de R$2.552,00. Certo?

Errado!!!

Como alegria de pobre dura pouco, alguns minutos depois, descobri que os papeis haviam sido agrupados na proporção de 10:1. Minhas 200 ações tornaram-se apenas 20 (má qui merda, fuck you HRTP).

Por que eu operava HRTP3?

Consultando alguns dados no site fundamentus, vemos que a empresa já não tem dividas, o crescimento da receita liquida nos últimos 5 anos foram bem altos (84%), o 1T14 tiveram um pequeno lucro (ou seja, começaram a gerar caixa), e no RI da empresa tem muito mais informações, bons contratos e boas projeções de operações nas bacias de extração. A longo prazo HRT pode valorizar e muito.

Por que deixei de operar HRTP3?

Simples!
Gestão de capital e gerenciamento de risco, cada papel custando R$14,00 Dilmas, teria que desembolsar R$1.400,00 por um lote, isso representaria 25% do meu capital (lembrem comecei com bem pouco). Continuar com 20 ações não adiantaria de nada, o lucro seria minimo a ponto de empatar em corretagem e olha lá, sem falar que o ruído do mercado fracionário é bem maior, certamente eu seria stopado e sairia da operação com prejuízo.

Vamos aos resultados:

☼ 23/07/14 - 200und - R$ 1,24 - Total R$ 248,00
 †  04/08/14 - 20und - R$ 13,34 - Total R$ 266,80

Resultado: R$18,80

Obs: Não paguei corretagem, estou surfando a onda dos 3 meses Free



Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

5 comentários:

  1. Cara, os numeros acompanham o movimento. se antes rendia 0,10, agora vai render 1,0. Eles fazer isso pra que um movimento de poucos centavos não represente variação de muitos porcentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tdbem, mas pra mim ficou inviável pela gestão do dinheiro e gerenciamento de risco. Outra regra que assumi foi não operar no fracionario. Pra quem é Hold realmente não faz diferença, agora pra fazer trades faz toda a diferença operar com 20 ou 100 papéis, vide minha operação em ENBR3

      Excluir
  2. Duas semanas? Esse bebê viveu muito pouco coitadinho...E você ainda xinga ele em inglês? kkkk....
    Foi bom, você ficou com um lucrinho e se livrou de um troço duvidoso desse, também não gosto de fracionário.
    É bom dar sempre uma olhada naquela página de cotações do site da Bovespa e checar o botão que fica ao lado do preço das cotações, pois lá fala dos fatos relevantes e comunicados. Pra evitar as surpresas...

    ResponderExcluir
  3. Ô zé, cê tá brincando com fogo hein?! fiz isto no passado, aqui, compensa não viu?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, mas você viu os resultados do 2T14? É uma aposta arriscada, mas se vingar deve vir uma baita recompensa.

      Excluir